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eTwinning

O que é o eTwinning?

 

eTwinning é uma Ação do Programa Erasmus Plus da União Europeia, que tem como objetivo principal criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação.

Esta ação foi criada para dar às escolas a oportunidade de aprenderem umas com as outras, de partilhar pontos de vista e de fazer amigos, pretendendo promover a consciência do modelo europeu de sociedade multilingue e multicultural.

O projeto disponibiliza uma plataforma para que os profissionais da educação (educadores de infância, professores, diretores, bibliotecários), que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar. Em suma, para que possam sentir-se, e efetivamente ser, parte de uma estimulante comunidade de aprendizagem na Europa.

https://live.etwinning.net/profile/school/3605

 

 

   

Atividades do eTwinning

PROJETO ERASMUS+
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segunda-feira, 11 out 2021|0 comentários

PROJETO ERASMUS+


O projeto da Escola Básica Hermenegildo Capelo é uma parceria para o intercâmbio de boas práticas cujo objetivo principal é permitir que as organizações desenvolvam e reforcem as redes, a sua capacidade de operar a nível transnacional, a partilha e o confronto de ideias, práticas e métodos.


O Erasmus+ é o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto.

A Escola Básica Hermenegildo Capelo tem a decorrer um projeto no âmbito da Ação-Chave 2 (KA2).
As Parcerias Estratégicas (KA2), Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas visam que as organizações trabalhem em conjunto para melhorar a sua oferta aos aprendentes e para partilhar práticas inovadoras.
O projeto da Escola Básica Hermenegildo Capelo é uma  parceria para o intercâmbio de boas práticas cujo objetivo principal é permitir que as organizações desenvolvam e reforcem as redes, a sua capacidade de operar a nível transnacional, a partilha e o confronto de ideias, práticas e métodos.

Projeto que decorre na EBHC

Our Culture Our Future

Escolas parceiras: 
Osnovna škola Ante Curać-Pinjac (HR) , Osnovno Uciliste Vanco
Nikoleski s. Leskoec Ohrid (MK) , KUDRET DEMIR ORTAOKULU (TR) ,
Istituto Comprensivo di Lodi SECONDO (IT) , Agrupamento Vertical de
Escolas de Palmela (PT) 

Este projeto termina a 31/08/2023.


Regras de implementação dos projetos Erasmus+ na AEP:

• Após a aprovação do projeto, o/a coordenador/a Erasmus apresenta o tema do mesmo e as suas principais linhas orientadoras aos professores da escola ( através de literatura disponível na sala de professores).

• Os professores são convidados a manifestar o seu interesse em colaborar no projeto, inscrevendo para tal uma das suas turmas.

• Estes professores devem estar disponíveis para:

– selecionar alunos da sua turma com base nos critérios definidos e após consulta a outros professores da turma: professor/a de Inglês, Diretor/a de turma e professores cujos conteúdos das disciplinas estejam mais relacionados com o tema do projeto.

– orientar os trabalhos dos alunos a apresentar no encontro, com base nos temas que forem acordados com as escolas parceiras.

– apoiar o/a coordenador/a do projeto nas reuniões de apresentação do mesmo, e de preparação dos aspetos logísticos das viagens, com os Encarregados de Educação dos seus alunos.

– viajar com os alunos até ao país organizador do encontro, no qual os seus alunos vão participar, e que implica uma ausência de 7 dias (2 de viagem e 5 de atividades na escola parceira).
– colaborar e apoiar o/a coordenador/a do projeto nas reuniões com os colegas das escolas parceiras (que ocorrem durante os encontros) onde são tomadas decisões relacionadas com a implementação do projeto (ou mesmo atuar como seu representante perante os parceiros, caso o/a coordenador/a não participe nessa viagem).

– colaborar com o/a coordenador/a do projeto na organização logística da viagem (marcação de viagens, alojamento, recolha de autorizações dos pais, seguros, cartões de saúde, etc).

–  colaborar com o/a coordenador/a do projeto no tratamento dos aspetos financeiros das despesas durante a viagem, tais como pagamentos e recolha de faturas (a entregar nos serviços administrativos) ou mesmo ficar responsável por esses aspetos, caso o/a coordenador/a não participe nessa viagem.

– participar usando a língua inglesa, tendo em atenção que é esta a língua de comunicação deste tipo de projetos, o que significa que tanto o trabalho dos alunos como todas as reuniões e contactos com os colegas das escolas parceiras são efetuados nessa língua. Assim, é essencial um domínio razoável da língua inglesa.


• Após a seleção dos alunos da turma, realizada pelos professores que inscreveram a turma, o/a coordenador/a do projeto( ou outro professor que colabore no projeto) realiza uma reunião com os Encarregados de Educação onde esclarece as regras de funcionamento e solicita não só a autorização da participação dos seus educandos, como o compromisso de cumprimento das obrigações inerentes ao mesmo. Só com esta autorização os alunos selecionados são considerados integrantes no Projeto Erasmus e poderão iniciar as atividades.

• Caso sobrem vagas para a participação de alunos, devido à recusa de autorização dos EE’s, deve o professor que inscreveu a turma selecionar novamente outros alunos da sua turma.

• A desistência de alunos da participação no intercâmbio, sem motivos justificáveis, obrigará os Encarregados de Educação dos mesmos a reembolsar a escola dos valores que eventualmente tenham sido já despendidos para a compra das viagens; caso haja tempo, proceder-se-á à seleção de novos alunos para participar no intercâmbio.

• As faltas, sem justificação, dos alunos integrantes do projeto, às reuniões de preparação do trabalho ou a falta sistemática no cumprimento das tarefas atribuídas pelos professores para a elaboração do mesmo são motivos que poderão levar à exclusão dos alunos da participação no intercâmbio.



Os Intercâmbios com as escolas parceiras dos projetos desenvolvem-se da seguinte forma:

• As despesas são totalmente cobertas pelo programa, à exceção de algumas refeições e compras pessoais.

• Duram 5 dias (atividades na escola parceira) + 2 dias de viagem.

• Participam grupos de alunos (cujo número depende do previsto na candidatura, das disponibilidades da escola parceira e das disponibilidades financeiras), acompanhados de, pelo menos, dois professores.

• Alunos e professores realizam, durante o dia, as atividades previstas no programa elaborado pela escola anfitriã.

• Os alunos ficam alojados em alojamento local, na companhia dos professores.

• A língua de comunicação entre alunos e professores é o Inglês.

• Os alunos têm de realizar um trabalho a ser apresentado na escola anfitriã, o qual será supervisionado pelos professores.

• Os alunos são os representantes da nossa escola e do nosso país na escola parceira.

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