Bem-vindo à nossa página!

Nota - navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 1 elemento auxiliar de navegação que permite saltar para o conteúdo principal (tecla de atalho 1) | Saltar para o conte�do principal (tecla de atalho 1)

Erasmus

O que é o Erasmus+?

 

O Erasmus+ é um programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto.

O objetivo geral do Programa consiste em apoiar, através da aprendizagem ao longo da vida, o desenvolvimento educativo, profissional e pessoal dos indivíduos nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto na Europa e mais além, contribuindo assim para o crescimento sustentável, o emprego de qualidade e a coesão social, bem como para impulsionar a inovação e reforçar a identidade europeia e a cidadania ativa.

O nosso agrupamento está envolvido pela primeira vez neste projeto englobando assim projetos da AÇÃO-CHAVE 2:

- COOPERAÇÃO ENTRE ORGANIZAÇÕES E INSTITUIÇÕES
- MOBILIDADE PARA ALUNOS E PESSOAL DO ENSINO ESCOLAR

Esta ação apoia as escolas e organizações ativas no setor do ensino escolar que pretendam organizar atividades de mobilidade para fins de aprendizagem destinadas a alunos e pessoal. Pretende reforçar a dimensão europeia do ensino e da aprendizagem; Melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem no setor do ensino escolar e a Contribuir para a criação do Espaço Europeu da Educação.

Neste sentido e no âmbito da Cooperação entre Organızações e Instıtuıções e mobilidade de pessoal docente, o Agrupamento está integrado no Projeto DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: A MUDANÇA SISTÉMICA DAS ESCOLAS E A QUALIDADE DO ENSINO, do qual fazem parte um grupo de escolas dos concelhos de Setúbal, Sesimbra e Palmela e um centro de formação (AE Lima Freitas; AE Barbosa du Bocage; AE Azeitão; AE Michel Giacometti; AE José Maria dos Santos; AE Palmela e Centro de Formação da Ordem de Santiago).

No âmbito da Mobilidade para Alunos e Pessoal do Ensino escolar, o Agrupamento integra o PROJETO OUR CULTURE, OUR FUTURE, desde 2020 com um grupo de 30 alunos do 3º ciclo estando prevista a sua conclusão em 2022.

 

Conheça a página do Projeto Our Culture, Our Future 

 ERASMUS Our Culture, our Future

 

Conheça a página do Projeto Embrace diversity to livebetter together 

ERASMUS Embrace diversity to live better together 

 

ERASMUS+ DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE - Centro de Formação Ordem de Santiado

 

 




Atividades do Erasmus

PROJETO ERASMUS+
Atividades e Projetos Erasmus Notícias Alunos Notícias Destaque Home

segunda-feira, 11 out 2021|0 comentários

PROJETO ERASMUS+


O projeto da Escola Básica Hermenegildo Capelo é uma parceria para o intercâmbio de boas práticas cujo objetivo principal é permitir que as organizações desenvolvam e reforcem as redes, a sua capacidade de operar a nível transnacional, a partilha e o confronto de ideias, práticas e métodos.


O Erasmus+ é o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto.

A Escola Básica Hermenegildo Capelo tem a decorrer um projeto no âmbito da Ação-Chave 2 (KA2).
As Parcerias Estratégicas (KA2), Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas visam que as organizações trabalhem em conjunto para melhorar a sua oferta aos aprendentes e para partilhar práticas inovadoras.
O projeto da Escola Básica Hermenegildo Capelo é uma  parceria para o intercâmbio de boas práticas cujo objetivo principal é permitir que as organizações desenvolvam e reforcem as redes, a sua capacidade de operar a nível transnacional, a partilha e o confronto de ideias, práticas e métodos.

Projeto que decorre na EBHC

Our Culture Our Future

Escolas parceiras: 
Osnovna škola Ante Curać-Pinjac (HR) , Osnovno Uciliste Vanco
Nikoleski s. Leskoec Ohrid (MK) , KUDRET DEMIR ORTAOKULU (TR) ,
Istituto Comprensivo di Lodi SECONDO (IT) , Agrupamento Vertical de
Escolas de Palmela (PT) 

Este projeto termina a 31/08/2023.


Regras de implementação dos projetos Erasmus+ na AEP:

• Após a aprovação do projeto, o/a coordenador/a Erasmus apresenta o tema do mesmo e as suas principais linhas orientadoras aos professores da escola ( através de literatura disponível na sala de professores).

• Os professores são convidados a manifestar o seu interesse em colaborar no projeto, inscrevendo para tal uma das suas turmas.

• Estes professores devem estar disponíveis para:

– selecionar alunos da sua turma com base nos critérios definidos e após consulta a outros professores da turma: professor/a de Inglês, Diretor/a de turma e professores cujos conteúdos das disciplinas estejam mais relacionados com o tema do projeto.

– orientar os trabalhos dos alunos a apresentar no encontro, com base nos temas que forem acordados com as escolas parceiras.

– apoiar o/a coordenador/a do projeto nas reuniões de apresentação do mesmo, e de preparação dos aspetos logísticos das viagens, com os Encarregados de Educação dos seus alunos.

– viajar com os alunos até ao país organizador do encontro, no qual os seus alunos vão participar, e que implica uma ausência de 7 dias (2 de viagem e 5 de atividades na escola parceira).
– colaborar e apoiar o/a coordenador/a do projeto nas reuniões com os colegas das escolas parceiras (que ocorrem durante os encontros) onde são tomadas decisões relacionadas com a implementação do projeto (ou mesmo atuar como seu representante perante os parceiros, caso o/a coordenador/a não participe nessa viagem).

– colaborar com o/a coordenador/a do projeto na organização logística da viagem (marcação de viagens, alojamento, recolha de autorizações dos pais, seguros, cartões de saúde, etc).

–  colaborar com o/a coordenador/a do projeto no tratamento dos aspetos financeiros das despesas durante a viagem, tais como pagamentos e recolha de faturas (a entregar nos serviços administrativos) ou mesmo ficar responsável por esses aspetos, caso o/a coordenador/a não participe nessa viagem.

– participar usando a língua inglesa, tendo em atenção que é esta a língua de comunicação deste tipo de projetos, o que significa que tanto o trabalho dos alunos como todas as reuniões e contactos com os colegas das escolas parceiras são efetuados nessa língua. Assim, é essencial um domínio razoável da língua inglesa.


• Após a seleção dos alunos da turma, realizada pelos professores que inscreveram a turma, o/a coordenador/a do projeto( ou outro professor que colabore no projeto) realiza uma reunião com os Encarregados de Educação onde esclarece as regras de funcionamento e solicita não só a autorização da participação dos seus educandos, como o compromisso de cumprimento das obrigações inerentes ao mesmo. Só com esta autorização os alunos selecionados são considerados integrantes no Projeto Erasmus e poderão iniciar as atividades.

• Caso sobrem vagas para a participação de alunos, devido à recusa de autorização dos EE’s, deve o professor que inscreveu a turma selecionar novamente outros alunos da sua turma.

• A desistência de alunos da participação no intercâmbio, sem motivos justificáveis, obrigará os Encarregados de Educação dos mesmos a reembolsar a escola dos valores que eventualmente tenham sido já despendidos para a compra das viagens; caso haja tempo, proceder-se-á à seleção de novos alunos para participar no intercâmbio.

• As faltas, sem justificação, dos alunos integrantes do projeto, às reuniões de preparação do trabalho ou a falta sistemática no cumprimento das tarefas atribuídas pelos professores para a elaboração do mesmo são motivos que poderão levar à exclusão dos alunos da participação no intercâmbio.



Os Intercâmbios com as escolas parceiras dos projetos desenvolvem-se da seguinte forma:

• As despesas são totalmente cobertas pelo programa, à exceção de algumas refeições e compras pessoais.

• Duram 5 dias (atividades na escola parceira) + 2 dias de viagem.

• Participam grupos de alunos (cujo número depende do previsto na candidatura, das disponibilidades da escola parceira e das disponibilidades financeiras), acompanhados de, pelo menos, dois professores.

• Alunos e professores realizam, durante o dia, as atividades previstas no programa elaborado pela escola anfitriã.

• Os alunos ficam alojados em alojamento local, na companhia dos professores.

• A língua de comunicação entre alunos e professores é o Inglês.

• Os alunos têm de realizar um trabalho a ser apresentado na escola anfitriã, o qual será supervisionado pelos professores.

• Os alunos são os representantes da nossa escola e do nosso país na escola parceira.

Nunca deixe de estar informado! Esclareça as suas dúvidas!
  • CONTACTOS
  • Rua da Escola Preparatória Hermenegildo Capelo, 2
    2950-246 Palmela
    Portugal

  • TEL.: 212 338 160
    FAX: 212 338 165

  • secretaria@avepalmela.edu.pt

  • logo Républica Portuguesa Educação
  • logo Ler+
  • logo RBE
  • logo Erasmus+
  • logo SeguraNet
  • logo eTwinning
  • logo Milage Aprender+
  • logo Code Week
  • logo Climate Action
  • logo Amnistia Internacional Portugal
  • logo Plano Digital
  • logo Escola Saudável
  • logo Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
  • logo Plano Nacional das Artes
  • logo UNICEF-Escola amiga da criança