O Jardim de Infância de Olhos de Água participou na iniciativa "Escola Amiga da Criança", iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, que visa distinguir escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar e essencialmente partilhar essas boas práticas.
São premiadas escolas em diversas categorias e o Jardim de Infância de Olhos de Água foi uma das escola distinguida na 5ª edição com dois trabalhos "Horta do JI de Olhos de Água" e "Aqui somos felizes" na categoria da Sustentabilidade.
Escola Amiga da Criança o que é ?
Vale a pena conhecer o projeto do Jardim de Infância de Olhos de Água:
As crianças vivem momentos únicos e maravilhosos no JI! Cada olhar, cada gesto, cada silêncio transmite uma experiência significativa de aprendizagem. Que o Jardim de Infância de Olhos de Água seja um jardim onde o “meu” se substitui pelo “nós”, onde se dá valor às solicitações das crianças, onde se se comunica e partilha com as famílias e se valoriza a história que cresce nos espaços e o modo como as crianças aprendem. Um jardim de infância rico, aberto e autónomo em constante transformação e movimento que se centra na criança.
“A nossa horta” sensibilizou-nos para uma agricultura mais sustentável, amiga do ambiente, para uma alimentação mais saudável e para o enriquecimento do espaço escolar, motivando-nos para a aprendizagem ao ar livre. Plantámos, semeámos, regámos, limpámos, colhemos, experimentámos tudo o que saiu da horta e divertimo-nos!
“Aqui somos felizes!” sensibilizou-nos para a importância de brincar, de participar, de escutar as vozes, ideias e desejos das crianças, de melhorar o espaço escolar e exterior, de adotar estilos de vida saudáveis e sustentáveis. Sempre ativos e felizes porque participamos e decidimos! O exterior deve ser um espaço de exploração onde experienciamos o movimento e treinamos as nossas habilidades motoras, como correr, saltar, jogar, andar de bicicleta, trotinete... brincando em cooperação e envolvimento com a natureza aprendemos a conhecer a biodiversidade que nos rodeia, descobrimo-nos a nós e aos outros, aprendemos a respeitar, a admirar e a proteger. Sair da zona de conforto, ser ativo, mexer o corpo, combater a iliteracia motora, brincar na rua, partilhar brinquedos, e interagir é fundamental.