Os alunos do 1ºC, da EB de Aires, ficaram mais consciente das necessidade de todos terem as mesmas oportunidades, nomeadamente na comunicação, por meio do conhecimento da forma de
comunicar com a colega. Ouviram canções e viram vídeos sobre os direitos humanos.
Dinamizador: 1ºC (EB de Aires) Intervenientes: 1ºC, 4ºA (EB de Aires), 6ºE (EB Hermenegildo Capelo)
I. Designação do Trabalho: Pictocar – comunicar com pictogramas
II. Objetivos do Trabalho:
a) Conhecer os direitos das pessoas com deficiência (Convenção dos direitos da Pessoa com Deficiência).
b) Reconhecer o direito de todos à comunicação e à educação.
c) Conhecer diferentes formas de comunicação (Língua Gestual, Braille, Sistema de Comunicação aumentativa/alternativa).
d) Conhecer e explorar dispositivos de comunicação aumentativa/alterativa (utilizados por uma colega não verbal).
e) Sensibilizar as famílias para a existência de diversas formas de comunicar.
f) Identificar necessidades de adaptação da comunicação nos espaços e atividades escolares.
g) Sensibilizar alunos de anos escolaridade diferentes para a necessidade de dar igual oportunidade a todos (dar a conhecer
formas alternativas de comunicação).
h) Construir materiais de comunicação aumentativa/alternativa que suprimam as necessidades detetadas, recorrendo à
colaboração de alunos de outros anos de escolaridade (4o e 6o ano).
i) Dar a conhecer o projeto e os materiais construídos (ementa escolar, livros e jogos acessíveis) à comunidade.
III. Metodologia utilizada na realização do trabalho: Trabalho de projeto, trabalho de grupo (pequenos grupos,
grupo turma, grupos inter-turmas/escolas)
IV. Recursos utilizados:
a) Telemóvel (pesquisa de imagens, gravação de vozes)
b) Computador (pesquisa de imagens, escrita de palavras)
c) Pictogramas (https://arasaac.org/ e software SPC)
d) Powerpoint/Canva e editor de vídeo/som.
e) Material de desenho e colagem (lápis de cor, pasteis, papel, cartolinas, cola, tesoura, tintas)
V. Resultados obtidos (pontos fortes, pontos fracos, como se sentiram os alunos ao participar, avaliação global):
Os alunos do 1oC ficaram mais consciente na necessidade de todos terem as mesmas oportunidades, nomeadamente na comunicação, por meio do conhecimento da forma de comunicar da colega. Ouviram canções e viram vídeos sobre os direitos humanos (Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência), refletiram e conversaram sobre o tema.
Exploraram diferentes formas de comunicação, sites e software de comunicação. Exploraram também dispositivos de comunicação aumentativa/alterativa utilizados por uma colega, com a colaboração da Terapeuta da Fala do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI). Conseguiram realizar atividades com os pais para os sensibilizarem e partilharem o que tinham aprendido, levando para casa um kit de comunicação aumentativa/alternativa com atividades para realizar em família. Percorreram os espaços escolares, exploraram materiais escolares e identificaram necessidades para os tornar mais inclusivos e acessíveis a todos. Verificaram que a escola já estava etiquetada, mas identificaram necessidades de melhoria, nomeadamente a não existência de ementas adaptadas, a escassez de livros e de jogos acessíveis. Visitaram os colegas do 4o e do 6o ano para os sensibilizarem e partilharem o que tinham aprendido. Elaboraram cartazes de sensibilização. Elaboraram ementas com pictogramas. Pediram a colaboração dos colegas do 6o ano para a elaboração de um livro acessível (em formato de papel e um audiolivro) e aos colegas do 4o ano para elaboração de jogos acessíveis. Tiveram oportunidade de trabalhar com outros anos de escolaridade e de apresentar o trabalho conjunto à comunidade na Biblioteca Municipal. Contribuíram para a acessibilidade à comunicação e à aprendizagem da colega não verbal.
Sensibilizaram as suas famílias e os alunos do 4o ano e do 6oano. Trabalharam com os colegas de 4o e de 6o ano. Sentiram-se orgulhosos e responsáveis por mostrar aos outros o que aprenderam e conseguirem contribuir para melhorar a acessibilidade na comunicação e os recursos de aprendizagem da colega. Todos os alunos ficaram muito orgulhosos e sentiram-se muito realizados por poderem apresentar os resultados do seu trabalho à comunidade na Biblioteca Municipal.
Veja o vídeo do trabalho: