Bem-vindo à nossa página!

Nota - navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 1 elemento auxiliar de navegação que permite saltar para o conteúdo principal (tecla de atalho 1) | Saltar para o conte�do principal (tecla de atalho 1)
Notícias

Notícias

Pictocar – comunicar com pictogramas
Notícias Destaque Home

quarta-feira, 26 fev 2025|0 comentários

Pictocar – comunicar com pictogramas


Os alunos do 1ºC, da EB de Aires, ficaram mais consciente das necessidade de todos terem as mesmas oportunidades, nomeadamente na comunicação, por meio do conhecimento da forma de comunicar com a colega. Ouviram canções e viram vídeos sobre os direitos humanos.


Dinamizador: 1ºC (EB de Aires) Intervenientes: 1ºC, 4ºA (EB de Aires), 6ºE (EB Hermenegildo Capelo)

I. Designação do Trabalho: Pictocar – comunicar com pictogramas

II. Objetivos do Trabalho:
a) Conhecer os direitos das pessoas com deficiência (Convenção dos direitos da Pessoa com Deficiência).
b) Reconhecer o direito de todos à comunicação e à educação.
c) Conhecer diferentes formas de comunicação (Língua Gestual, Braille, Sistema de Comunicação aumentativa/alternativa).
d) Conhecer e explorar dispositivos de comunicação aumentativa/alterativa (utilizados por uma colega não verbal).
e) Sensibilizar as famílias para a existência de diversas formas de comunicar.
f) Identificar necessidades de adaptação da comunicação nos espaços e atividades escolares.
g) Sensibilizar alunos de anos escolaridade diferentes para a necessidade de dar igual oportunidade a todos (dar a conhecer
formas alternativas de comunicação).
h) Construir materiais de comunicação aumentativa/alternativa que suprimam as necessidades detetadas, recorrendo à
colaboração de alunos de outros anos de escolaridade (4o e 6o ano).
i) Dar a conhecer o projeto e os materiais construídos (ementa escolar, livros e jogos acessíveis) à comunidade.


III. Metodologia utilizada na realização do trabalho: Trabalho de projeto, trabalho de grupo (pequenos grupos,
grupo turma, grupos inter-turmas/escolas)


IV. Recursos utilizados:
a) Telemóvel (pesquisa de imagens, gravação de vozes)
b) Computador (pesquisa de imagens, escrita de palavras)
c) Pictogramas (https://arasaac.org/ e software SPC)
d) Powerpoint/Canva e editor de vídeo/som.
e) Material de desenho e colagem (lápis de cor, pasteis, papel, cartolinas, cola, tesoura, tintas)


V. Resultados obtidos (pontos fortes, pontos fracos, como se sentiram os alunos ao participar, avaliação global):
Os alunos do 1oC ficaram mais consciente na necessidade de todos terem as mesmas oportunidades, nomeadamente na comunicação, por meio do conhecimento da forma de comunicar da colega. Ouviram canções e viram vídeos sobre os direitos humanos (Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência), refletiram e conversaram sobre o tema.
Exploraram diferentes formas de comunicação, sites e software de comunicação. Exploraram também dispositivos de comunicação aumentativa/alterativa utilizados por uma colega, com a colaboração da Terapeuta da Fala do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI). Conseguiram realizar atividades com os pais para os sensibilizarem e partilharem o que tinham aprendido, levando para casa um kit de comunicação aumentativa/alternativa com atividades para realizar em família. Percorreram os espaços escolares, exploraram materiais escolares e identificaram necessidades para os tornar mais inclusivos e acessíveis a todos. Verificaram que a escola já estava etiquetada, mas identificaram necessidades de melhoria, nomeadamente a não existência de ementas adaptadas, a escassez de livros e de jogos acessíveis. Visitaram os colegas do 4o e do 6o ano para os sensibilizarem e partilharem o que tinham aprendido. Elaboraram cartazes de sensibilização. Elaboraram ementas com pictogramas. Pediram a colaboração dos colegas do 6o ano para a elaboração de um livro acessível (em formato de papel e um audiolivro) e aos colegas do 4o ano para elaboração de jogos acessíveis. Tiveram oportunidade de trabalhar com outros anos de escolaridade e de apresentar o trabalho conjunto à comunidade na Biblioteca Municipal. Contribuíram para a acessibilidade à comunicação e à aprendizagem da colega não verbal.
Sensibilizaram as suas famílias e os alunos do 4o ano e do 6oano. Trabalharam com os colegas de 4o e de 6o ano. Sentiram-se orgulhosos e responsáveis por mostrar aos outros o que aprenderam e conseguirem contribuir para melhorar a acessibilidade na comunicação e os recursos de aprendizagem da colega. Todos os alunos ficaram muito orgulhosos e sentiram-se muito realizados por poderem apresentar os resultados do seu trabalho à comunidade na Biblioteca Municipal.



Veja o vídeo do trabalho: 


Nunca deixe de estar informado! Esclareça as suas dúvidas!
  • CONTACTOS
  • Rua da Escola Preparatória Hermenegildo Capelo, 2
    2950-246 Palmela
    Portugal

  • TEL.: 212 338 160
    FAX: 212 338 165

  • secretaria@avepalmela.edu.pt

  • logo Républica Portuguesa Educação
  • logo Ler+
  • logo RBE
  • logo Erasmus+
  • logo SeguraNet
  • logo eTwinning
  • logo Milage Aprender+
  • logo Code Week
  • logo Climate Action
  • logo Amnistia Internacional Portugal
  • logo Plano Digital
  • logo Escola Saudável
  • logo Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
  • logo Plano Nacional das Artes
  • logo UNICEF-Escola amiga da criança
  • logo eSafety
  • logo Sem Bullying Sem Violência