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Promoção e Educação para a Saúde

O projeto PES assenta os seus princípios no Referencial de Educação para a Saúde, no Perfil do Aluno, nas Aprendizagens Essenciais e no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Palmela.

Considerando que a Promoção e Educação para a Saúde (PES) em meio escolar “é um processo contínuo que visa o desenvolvimento de competências das crianças e dos jovens, permitindo- lhes confrontarem-se positivamente consigo próprios, construir um projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis” e que a escola tem como “missão criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania ativa” urge operacionalizar a PES numa perspetiva horizontal, vertical e transversal, abrangente de toda a comunidade educativa.

A PES “tem um papel fulcral no desenvolvimento de cidadãos e sociedades saudáveis, sustentáveis e felizes, razão pela qual contribui para as metas e objetivos definidos pela Organização Mundial de Saúde para a Saúde e Bem-Estar na Europa” e vai ao encontro dos pressupostos visados pela Conferência Mundial sobre Promoção da Saúde (2016)”.

Face a este enquadramento, o projeto PES pretende contribuir para que o Agrupamento de Escolas de Palmela seja uma Escola Promotora da Saúde e um “espaço por excelência onde, individualmente e em grupo, as crianças e jovens aprendem a gerir eficazmente a sua saúde e a agir sobre os fatores que a influenciam” e adquirem as competências pessoais, cognitivas e socio-emocionais essenciais à sua formação enquanto cidadãos assertivos e interventivos.

O espaço de atuação da PES e a temática abordada incidem sobre todos os níveis de ensino e sobre as diferentes disciplinas e /ou ofertas curriculares, assumindo um caráter transversal e transdisciplinar, realizando-se em articulação com o projeto educativo do agrupamento e o perfil do aluno e servindo o bem-estar e as necessidades da comunidade educativa.

O projeto PES no Agrupamento de Escolas de Palmela pretende servir a comunidade educativa e, em particular, os alunos do agrupamento, tendo para isso de criar condições para a participação das crianças e jovens nas atividades a concretizar e garantir a colaboração de parceiros vários na dinamização das atividades delineadas para o projeto.

A temática a explorar foca-se essencialmente em cinco áreas centrais:

• Saúde Mental e Prevenção da Violência;
• Educação Alimentar:
• Atividade Física;
• Comportamentos Aditivos e Dependências;
• Afetos e Educação para a Sexualidade.
Para cada um destes temas estão definidos “subtemas e respetivos objetivos que, por sua vez,
são desagregados por nível de educação e ensino”. Estes objetivos integram os
conhecimentos, capacidades, atitudes, valores e comportamentos necessários para a sua
concretização.
“Para um mesmo objetivo, presente em todos ou em vários níveis e ciclos de educação e
ensino, os descritores vão adquirindo uma complexidade crescente, adequada aos diferentes
níveis etários e às competências já desenvolvidas pelos alunos, considerando que o subtema
pode ser alvo de tratamento mais aprofundado nos níveis mais avançados.” Assim sendo, as
temáticas são exploradas numa ótica espiral e os objetivos/conteúdos adaptados ao escalão
etário e ao nível de escolaridade dos alunos.


Objetivos gerais

O projeto visa o desenvolvimento e /ou adoção de “conhecimentos, capacidades, atitudes, valores e comportamentos por par parte da comunidade educativa promotores da saúde” e do bem-estar, nomeadamente:

 Valorizar o agrupamento enquanto espaço para o desenvolvimento integral do aluno.
 Fomentar valores de cidadania e estilos de vida saudável.
 Consciencializar os alunos para situações de risco e capacitá-los para escolhas saudáveis.
 Sensibilizar e incutir nos alunos hábitos de vida sustentável.
 Promover a Saúde Mental.
 Contribuir para a estabilidade emocional e o bem-estar dos jovens da nossa comunidade escolar.
 Contribuir para a melhoria dos resultados escolares e para a diversificação das práticas pedagógicas.
 Sensibilizar para a necessidade de tornar o meio acessível para todos.
 Criar hábitos saudáveis.
 Educar para a saúde no seu todo.
 Contribuir para o desenvolvimento de relações positivas interpares e entrapares.
 Contribuir para o combate à violência dirigida ao próprio e aos outros.
 Adotar uma cultura de pertença, resiliência respeito e tolerância.
 Desenvolver os valores de cidadania, solidariedade, partilha e respeito pelo outro.
 Combater os fatores que desvalorizam a perceção do risco em relação ao consumo tabágico e ao consumo do SPA.
 Fomentar o desenvolvimento de estratégias pessoais para lidar com situações de risco
 Consciencializar os alunos para os efeitos do álcool e do consumo de SPA na saúde, imediatos e a longo prazo.
 Contribuir para a adoção de comportamentos adequados face ao consumo de bebidas alcoólicas.
 Contribuir para a prevenção das adições e dependências sem substância.
 Consciencializar para os fatores de risco e de proteção em relação às adições e dependências sem substância.
 Consciencializar os alunos da importância das questões sociais, culturais e económicas nos consumos alimentares.
 Analisar criticamente o impacto dos comportamentos de risco na alimentação.
 Valorizar o papel do cidadão e das suas escolhas alimentares na sustentabilidade ambiental.
 Contribuir para a adoção de comportamentos adequados e seguros na aquisição, armazenamento, preparação e consumo de alimentos.
 Reconhecer o Direito à Alimentação como um direito humano consagrado pelas Nações Unidas.
 Promover a escola como um espaço próprio para a adoção de comportamentos relacionados com a prática de uma alimentação saudável e de comportamentos alimentares equilibrados.
 Contribuir para a valorização da dieta mediterrânica.
 Valorizar a higiene como fator protetor promotor de saúde.
 Estimular a prática de AF e desportiva.
 Valorizar a importância da prática de AF no desenvolvimento integral da criança e do jovem.
 Contribuir para o desenvolvimento da consciência de ser uma pessoa única no que respeita à sexualidade, à identidade, à expressão de género e à orientação sexual.
 Contribuir para a adoção de uma atitude positiva no que respeita à igualdade de género
 Valorizar a importância dos afetos no desenvolvimento individual .
 Contribuir para a valorização dos direitos sexuais e reprodutivos como componente dos Direitos Humanos.
 Contribuir para a adoção de comportamentos inclusivos.


Parceiros

O projeto PES da Escola Hermenegildo Capelo estabelece, habitualmente, parcerias com a unidade de Saúde Escolar da USF de Palmela, a Liga Portuguesa contra o Cancro, a ASAE, a Ordem dos Farmacêuticos, os Bombeiros de Palmela, a GNR, a Associação de Pais, a Farmácia Nunes, técnicos de saúde, a UMAR, a APAV, a CMP, a Junta de Freguesia de Palmela, entre outras.
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