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Projeto UNICEF

O “Programa Escolas pelos Direitos da Criança da UNICEF - Portugal” visa capacitar os adultos e as crianças para atuarem e viverem os seus Direitos no dia-a-dia”, pretendendo que todos “possam ter a oportunidade de desenvolver valores como tolerância, liberdade, igualdade e solidariedade, num ambiente seguro e de relações de respeito”.

Assim sendo, a implementação do programa da UNICEF “está pensada enquanto um processo através do qual as escolas se vão tornando plenamente promotoras e defensoras dos direitos das crianças”, de acordo com o seu ritmo, contexto educativo e cultura de escola.

Esta filosofia vai ao encontro deste projeto e deste agrupamento, pois as atividades desenvolvidas sempre tiveram em consideração a promoção do bem-estar físico, emocional e social, bem como a inclusão e o respeito pela diferença, fazendo dos direitos das crianças uma prioridade.

No presente ano letivo, iniciou-se um novo ciclo bienal (2024-25 e 2025-26) deste projeto, o qual visa criar os mecanismos e as oportunidades necessárias para dar voz aos alunos, estimular a sua participação de forma a identificar os problemas, dúvidas e preocupações sentidas e, partindo das suas sugestões, desenvolver atividades que consolidem a garantia dos seus direitos.

Pretende ainda promover o desenvolvimento de práticas educativas que reforcem a participação de todas as crianças e alunos na tomada de decisão informada, na cidadania ativa e democrática e no respeito pelos direitos humanos.

Áreas de Intervenção

1. Inclusão e Integração
2. Bem-estar, saúde e ambiente
3. Segurança

Objetivos gerais
 Dar voz aos alunos (empowerment).
 Estimular a sua participação de forma a identificar os problemas, dúvidas e
preocupações sentidas.
 Partir das suas sugestões e desenvolver atividades que consolidem a garantia dos seus
direitos.
 Utilizar sempre a “lente” das crianças.
 Trabalhar com as crianças e não apenas para elas.
 Fomentar a sua autodeterminação.
 Lutar pela defesa das crianças e dos seus direitos e não apenas por aquelas que estão
em risco.
 Caminhar para uma participação liderada por alunos.


Parceiros
Projeto de Saúde Mental, Lazer e Bem-Estar da Comunidade Educativa, PES, CD, CMP, DEE,
PADDE, Junta de Freguesia, UMAR, APAV, Forças de Segurança, entre outros.
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