A Convenção dos Direitos das Crianças promove uma abordagem da educação com base nos direitos das crianças e dos jovens, realçando a importância de pressupostos como a não discriminação, o superior interesse da criança, o direito à vida, à sobrevivência e ao desenvolvimento e o respeito pelas opiniões das crianças, ou seja, o direito a ouvir e a ser ouvido, a respeitar e a ser respeitado.
A escola pública do século XXI tem como desígnios orientadores ser capaz de promover a igualdade de oportunidades, ser inclusiva, permitir a ascensão social dos indivíduos/nichos mais desfavorecidos e/ou fragilizados, criar as condições ideais à existência de um elevador
social garante da equidade e dos valores democráticos.
Sendo a educação uma rota traçada para a igualdade de oportunidades, para a defesa de uma democracia justa e saudável, no quadro de uma economia produtiva e de um desenvolvimento sustentável, deve refletir os valores duradouros que contribuem para esses fins.
Um dos grandes objetivos da educação consiste na identificação e remoção de barreiras, com vista à promoção da equidade, da tolerância e do bem-estar dos jovens como um todo, tendo em conta os quatro pilares de uma Educação para o Século XXI (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser).
Estando a escola ao serviço de uma educação de qualidade, projetos de intervenção na temática da saúde mental, bem-estar, inclusão, lazer, direitos humanos, afetos, sexualidade e igualdade de género desempenham um papel fulcral no desenvolvimento de cidadãos e sociedades saudáveis, sustentáveis e felizes e contribuem para o desenvolvimento dos princípios, das áreas de competência e valores definidos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, para as metas e objetivos definidos pela OMS para a Saúde e Bem- Estar na Europa, para os pressupostos visados pela Conferência Mundial sobre Promoção da Saúde (2016), para os ODS (Agenda 2030) e para a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, para valorizar a diversidade, potenciando a autodeterminação e permitem operacionalizar as Aprendizagens Essenciais (conhecimentos, capacidades e atitudes a desenvolver por todos os alunos), num quadro de autonomia e flexibilidade curricular.
Este projeto tem como meta a promoção da educação para a saúde mental e o bem-estar de todos os alunos, com vista à obtenção de rácios elevados de felicidade, potenciadores de um clima propício à melhoria da participação, ao sucesso educativo de todos e à maximização dos resultados escolares, numa escola cada vez mais inclusiva e promotora do respeito pela diferença e do desenvolvimento de uma cidadania pró-ativa.
Uma escola promotora da saúde mental de toda a comunidade educativa, capaz de oferecer áreas de lazer diversificadas, de privilegiar o convívio e os afetos, a tertúlia, a leitura ao ar livre, a prática desportiva avulsa, as brincadeiras ainda um pouco mais infantis, as atividades quase que radicais, acessíveis a todos. Uma escola capaz de promover o desenvolvimento de uma identidade escolar e de um sentido de pertença.
Um espaço de excelência em que os alunos aprendam a gerir as suas emoções e a criar relações positivas com o seu próprio eu e com os outros, onde adquiram as competências e capacidades pessoais, cognitivas e socioemocionais essenciais à sua formação enquanto cidadãos tolerantes, assertivos e interventivos.
Um projeto em que professores e alunos são pares, se sentam lado a lado e partilham as suas opiniões, estabelecem consensos, definem as prioridades, traçam o plano de ação, Um projeto em articulação com a PES (Promoção da Educação para a Saúde), o projeto UNICEF “Escolas pelos Direitos das Crianças”, a Oficina de Jardinagem, a Cidadania e Desenvolvimento, o Departamento de Educação Especial e a Oferta Complementar (disciplina oferta de escola) numa escola promotora do ideal “Crescer em liberdade e Democracia”.
Áreas de Intervenção
1. Cantinho do Bem-Estar no polivalente da escola (espaço do polivalente equipado com
4 sofás/paletes e uma LCD).
2. Tertúlia o Ar livre (espaço do pátio equipado com 2 pérgulas e 2 mesas de
piquenique).
3. Área Fitness (espaço do pátio equipado com 3 máquinas fitness).
4. Criação do circuito de minigolfe (espaço do pátio equipado com 2 pistas de minigolfe
de exterior).
Objetivos
Dar voz aos alunos.
Ouvir os alunos, partir deles.
Trabalhar com os alunos, não apenas para eles.
Criar um ambiente facilitador e respeitador da participação.
Criar um espaço integrador, acessível a todos.
Educar para a igualdade de oportunidades e para a inclusão.
Estimular nos alunos o sentido de pertença de todos a um grupo e a uma instituição.
Promover estilos de vida saudáveis nas crianças e jovens.
Contribuir para a formação pessoal e social dos alunos.
Educar para a responsabilidade e sustentabilidade.
Construir e melhorar as infraestruturas escolares apropriadas para todas as crianças,
independentemente da sua condição física ou intelectual, proporcionando ambientes
seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos.
Criar condições para aumentar a participação na vida da comunidade educativa.
Estimular a prática desportiva.
Criar uma rede de parceiros promotores de saúde mental.
Estimular a assertividade nas crianças e jovens.
Criar condições para que as crianças e jovens aprendam a gerir eficazmente a sua
saúde e a agir sobre fatores que a influenciam.
Promover a saúde mental e melhorar o nível de literacia para a saúde.
Desenvolver competências nas crianças e nos jovens que lhes permitam construir um
projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e
responsáveis.
Criar ambientes facilitadores de escolhas saudáveis e sustentáveis por parte das
crianças e jovens.
Estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania ativa
Parceiros
Câmara Municipal de Palmela; Junta de Freguesia de Palmela; PES; Associação de Pais; Centro
de Saúde; APAV; UMAR; Farmácia Nunes; empresas da região, etc.