O projeto da Escola Básica Hermenegildo Capelo é uma parceria para o intercâmbio de boas práticas cujo objetivo principal é permitir que as organizações desenvolvam e reforcem as redes, a sua capacidade de operar a nível transnacional, a partilha e o confronto de ideias, práticas e métodos.
O Erasmus+ é o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto.
A Escola Básica Hermenegildo Capelo tem a decorrer um projeto no âmbito da Ação-Chave 2 (KA2).
As Parcerias Estratégicas (KA2), Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas visam que as organizações trabalhem em conjunto para melhorar a sua oferta aos aprendentes e para partilhar práticas inovadoras.
O projeto da Escola Básica Hermenegildo Capelo é uma parceria para o intercâmbio de boas práticas cujo objetivo principal é permitir que as organizações desenvolvam e reforcem as redes, a sua capacidade de operar a nível transnacional, a partilha e o confronto de ideias, práticas e métodos.
Projeto que decorre na EBHC
Our Culture Our Future
Escolas parceiras:
Osnovna škola Ante Curać-Pinjac (HR) , Osnovno Uciliste Vanco
Nikoleski s. Leskoec Ohrid (MK) , KUDRET DEMIR ORTAOKULU (TR) ,
Istituto Comprensivo di Lodi SECONDO (IT) , Agrupamento Vertical de
Escolas de Palmela (PT)
Este projeto termina a 31/08/2023.
Regras de implementação dos projetos Erasmus+ na AEP:
• Após a aprovação do projeto, o/a coordenador/a Erasmus apresenta o tema do mesmo e as suas principais linhas orientadoras aos professores da escola ( através de literatura disponível na sala de professores).
• Os professores são convidados a manifestar o seu interesse em colaborar no projeto, inscrevendo para tal uma das suas turmas.
• Estes professores devem estar disponíveis para:
– selecionar alunos da sua turma com base nos critérios definidos e após consulta a outros professores da turma: professor/a de Inglês, Diretor/a de turma e professores cujos conteúdos das disciplinas estejam mais relacionados com o tema do projeto.
– orientar os trabalhos dos alunos a apresentar no encontro, com base nos temas que forem acordados com as escolas parceiras.
– apoiar o/a coordenador/a do projeto nas reuniões de apresentação do mesmo, e de preparação dos aspetos logísticos das viagens, com os Encarregados de Educação dos seus alunos.
– viajar com os alunos até ao país organizador do encontro, no qual os seus alunos vão participar, e que implica uma ausência de 7 dias (2 de viagem e 5 de atividades na escola parceira).
– colaborar e apoiar o/a coordenador/a do projeto nas reuniões com os colegas das escolas parceiras (que ocorrem durante os encontros) onde são tomadas decisões relacionadas com a implementação do projeto (ou mesmo atuar como seu representante perante os parceiros, caso o/a coordenador/a não participe nessa viagem).
– colaborar com o/a coordenador/a do projeto na organização logística da viagem (marcação de viagens, alojamento, recolha de autorizações dos pais, seguros, cartões de saúde, etc).
– colaborar com o/a coordenador/a do projeto no tratamento dos aspetos financeiros das despesas durante a viagem, tais como pagamentos e recolha de faturas (a entregar nos serviços administrativos) ou mesmo ficar responsável por esses aspetos, caso o/a coordenador/a não participe nessa viagem.
– participar usando a língua inglesa, tendo em atenção que é esta a língua de comunicação deste tipo de projetos, o que significa que tanto o trabalho dos alunos como todas as reuniões e contactos com os colegas das escolas parceiras são efetuados nessa língua. Assim, é essencial um domínio razoável da língua inglesa.
• Após a seleção dos alunos da turma, realizada pelos professores que inscreveram a turma, o/a coordenador/a do projeto( ou outro professor que colabore no projeto) realiza uma reunião com os Encarregados de Educação onde esclarece as regras de funcionamento e solicita não só a autorização da participação dos seus educandos, como o compromisso de cumprimento das obrigações inerentes ao mesmo. Só com esta autorização os alunos selecionados são considerados integrantes no Projeto Erasmus e poderão iniciar as atividades.
• Caso sobrem vagas para a participação de alunos, devido à recusa de autorização dos EE’s, deve o professor que inscreveu a turma selecionar novamente outros alunos da sua turma.
• A desistência de alunos da participação no intercâmbio, sem motivos justificáveis, obrigará os Encarregados de Educação dos mesmos a reembolsar a escola dos valores que eventualmente tenham sido já despendidos para a compra das viagens; caso haja tempo, proceder-se-á à seleção de novos alunos para participar no intercâmbio.
• As faltas, sem justificação, dos alunos integrantes do projeto, às reuniões de preparação do trabalho ou a falta sistemática no cumprimento das tarefas atribuídas pelos professores para a elaboração do mesmo são motivos que poderão levar à exclusão dos alunos da participação no intercâmbio.
Os Intercâmbios com as escolas parceiras dos projetos desenvolvem-se da seguinte forma:
• As despesas são totalmente cobertas pelo programa, à exceção de algumas refeições e compras pessoais.
• Duram 5 dias (atividades na escola parceira) + 2 dias de viagem.
• Participam grupos de alunos (cujo número depende do previsto na candidatura, das disponibilidades da escola parceira e das disponibilidades financeiras), acompanhados de, pelo menos, dois professores.
• Alunos e professores realizam, durante o dia, as atividades previstas no programa elaborado pela escola anfitriã.
• Os alunos ficam alojados em alojamento local, na companhia dos professores.
• A língua de comunicação entre alunos e professores é o Inglês.
• Os alunos têm de realizar um trabalho a ser apresentado na escola anfitriã, o qual será supervisionado pelos professores.
• Os alunos são os representantes da nossa escola e do nosso país na escola parceira.